Atenção: os artigos deste blog não são considerados instruções completas
e verdadeiras sobre espadas samurai originais, apenas simplificamos o
processo para quem deseja forjar por um método mais resumido e prático.
A lâmina da espada japonesa conhecida popularmente como Katana, tem um processo histórico muito complexo que explica a era antes de Massamune (primeiro forjador oficial de katanas). As primeira Katanas tinham um processo de forja comum e com o passar dos anos esse processo foi se aprimorando, os japoneses descobriram que para o metal ter uma tempera ultra-forte porém flexivel, precisaria de muitas dobraduras na hora da forja. Diferentemente do aço japonês, o aço brasileiro tende a ser mais resistente e ter uma qualidade superior ao aço oriental, pois suas própriedades quimicas são mais densas e complexas, o aço brasileiro não requer dobraduras para ter uma tempera maior.
A FORJA
Para forjar a lâmina de uma katana, você precisará de uma fornalha de tijolos baianos acimentada, uma brasa que tem que conter um granulado de carvão com madeira. Pegue uma barra chata de aço de uma polegada e de meio centimetro e coloque-o na fornalha para ficar numa brasa de cor vermelho-alaranjada, até ai, tire a barra chata e bata nele com a marreta para achata-lo mais ainda e a medida que vai achatando, bata no mune (parte oposta a que vai ser o corte) para curvar a lâmina e dar a ela um aspecto de espada samurai, porém, não envergue demais, lembre-se de fazer também a parte interna da lâmina que terá obrigatóriamente o mekugi (pino de fixação da lâmina no cabo) e por isso terá um furo na largura de meio centimetro (a mesma espessura do pino) a parte interna vai se encaixar dentro do cabo. A tempera é chamada de hamon e ela só deverá ser feita depois de um primeiro polimento com uma lixa para ferro, a tempera concerteza dará uma maior dureza ao corte e se faz apartir de um palito com argila e com esse palito vá contornando o gume (corte) a cobertura de barro pode ser em forma de serra, de onda, ou reta (de acordo com o formato da lâmina), ao secar a argila na lâmina, coloque-a de novo na fornalha, até ficar com uma cor vermelho-escuro e depois banhe-a num recipiente com água fresca até esfriar, depois lixe-a com lixa d'água numa só direção e ao terminar o polimento, sua espada estará pronta.
Toques básicos:
1-sempre que um autentico cuteleiro japonês forja uma espada, ele coloca uma marca na parte interna da lâmina, sem essa marca a espada que pôde ser feita com o maior esmero e dedicação perderá completamente o seu valor comercial e espiritual.
2-para fazer o mekugi pegue um pino de ferro de meio centimetro de espessura e corte ele com uma pequena serra na dimensão que equivale a espessura máxima do cabo.
3-o cabo pode ser feito com um pedaço de cabo de vassoura cortado ao meio e moldado atravéz de um estilete ou faca para o DIÂMETRO ficar de forma elipsóidal (oval), depois de moldar ou antes, corte ao meio o cabo e pegue um raspador de madeira e raspe até caber a lâmina interna dentro do baixo relevo raspado, não esqueça de furar um buraco da largura do mekugi para encaixar o mesmo no cabo e fixar a lâmina.
4-o trançado do cabo poderá ser feito com uma corda chata de1cm de largura, ou com o dobramento de uma fita isolante, você escolhe, mas primeiro veja o tutorial abaixo
http://www.youtube.com/watch?v=KSYPALS433M
5-a kashira, ou calço do cabo, poderá ser feita com massa de epoxi
6-o colar (parte que fica embaixo da guarda (tsuba) ) pode ser feito com o corte de uma luva de cobre e com o martelo, molde o anel até ser encaixado no cabo
7-o habaki pode ser feito de cobre também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário